27 de fevereiro de 2024

40 Anos da Marquês de Sapucaí


Foto: Saulo Baruc


Chegou o momento de registrar a história desse lugar que é uma resistência cultural do nosso amado povo, um lugar que completa 40 anos de muitas memórias boas pra compartilhar, uma passarela que é a cara do Rio de Janeiro e faz o carnaval acontecer ao ritmo da bateria das Escolas de Samba ... Essa rua/avenida tem um nome que é bem marcante aos ouvidos de quem  escuta, chama- se: "Marquês de Sapucaí " ... 

Imagem da internet



Imagem da internet



Imagem da internet



O nome foi uma homenagem à um professor de literatura de Dom Pedro ll e da Princesa Isabel: você sabia ?

Marquês de Sapucaí - imagem: Globo


Curioso dizer, que o Marquês de Sapucaí não tinha nada haver com o mundo do samba, apenas foi homenageado com uma rua pela proximidade que mantinha com a família imperial... antes, o itinerário das Escolas era realizado com  desfiles apenas na Praça Onze, mas, após a modificação da sua estrutura por meio de uma obra, os lugares passaram a ser variados ... Uma fase na Avenida Presidente Vargas, outra na Avenida Rio Branco e em outros acessos situados no centro da cidade.

Antiga Praça Onze - imagem da internet




Arquibancada na Av. Presidente Vargas - Globo



Até que durante o mandato do ex-  governador Leonel Brisola, no dia 2 de março de 1984, é inaugurada oficialmente o "sambódromo Marquês de Sapucaí", com arquibancadas crescentes, que inspiraram a necessidade de desfiles com carros alegóricos gigantescos, para a boa visualização do grandioso espetáculo ... o vice governador junto à Brisola, ganhou homenagem no meio do sambódromo: "passarela Darcy Ribeiro".

Leonel Brisola (direita) e Darcy Ribeiro (esquerda)


Oscar Niemeyer - imagens da internet


O arquiteto responsável pela planta do sambódromo foi o imortal e inesquecível, Oscar Niemeyer.



Desde a fundação até o momento atual, o carnaval na Sapucaí vem crecendo e consolidando pro mundo inteiro a vibração positiva do maior espetáculo a céu aberto do planeta. Que Deus abençoe a todos que contribuiram e contribuem com a chama dessa famosa passarela cultural do carnaval.

Imagem: Saulo Baruc



Imagem: Saulo Baruc



E pra finalizar, fica uma dica pessoal: "se você curte carnaval e ainda não conheceu de perto o espetáculo na Marquês de Sapucaí, está perdendo ... Vale muuuito a pena ! Viva o carnaval, viva a nossa Marquês de Sapucaí !!!! 

Atenciosamente, Saulo Baruc.

Próxima Postagem
01/03/2024

23 comentários:

  1. Parabéns meu amigo, a sua matéria em homenagem aos 40 anos da Sapucaí ficou lindda, eu consegui entender tudo e viajar na história. Tudo perfeito inclusive as fotos ilustrativas, principalmente a que vc aparece. PERFECT ! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  2. Fala Saulo ! Vc fez uma riquíssima viagem ao tempo e trouxe até os dias de hj para entendermos o que os antepassados fizeram podermos usufruir hj em dia. Eu não sabia desses detalhes, obrigado! O carnaval é a cara do Rio de Janeiro e todos que adentram o sambódromo devem entrar com muita alegria, mas tmb com muito discernimento sobre o chão que está pisando. Uma bagagem de longa história cultural .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade brother, uma bagagem cultural que é sempre bom a gente saber, abç!

      Excluir
  3. Saulo, eu jurava que o Marquês de Sapucaí gostava de carnaval kkkkkk ! Vou compartilhar pq vc arrasou na explicação💗 bjks pra vc!

    ResponderExcluir
  4. Bárbara Nogueira Fernandes28 de fevereiro de 2024 às 14:12

    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Saulo, excelente reportagem

    ResponderExcluir
  6. Saulinho querido, aqui é a Patrícia, deixo o meu orgulho em te seguir e por ter lido algo com tanta qualidade. Todo mundo e principalmente os cariocas deveriam saber esses detalhes do sambódromo. Vou enviar para os amigos porque são 40 anos de coisas boas pra compartilhar, 'como vc mesmo falou". Paty Oliveira CL Rio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, td bem por aí?

      Saudade de vc e saudade do clube. Obrigado por estar sempre aqui.

      Excluir
  7. Muito bem explicado, muita história por trás de tantos anos.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Fala João, td tranquilo contigo ?!

      Fico feliz com vc aqui no blog, saudade !

      Excluir
  9. Prof. Maria Lúcia Aguiar (Araxá/MG)28 de fevereiro de 2024 às 16:14

    Já está na minha lista quando for passar o carnaval no Rio, conhecer a cidade do samba e a Marquês de de Sapucaí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de conhecer, por favor.
      Bj Maria Lúcia, bom início de ano !

      Excluir
  10. Saudade da época que eu era garota e desfilava. Realmente muita história boa.

    ResponderExcluir
  11. Saulo, amei a matéria sobre o Marquês Sapucaí. E muito bem ilustrada, a passarela do samba. Parabéns 👏👏

    ResponderExcluir
  12. Meu querido escritor e jornalista Saulo, que legal ler o que você escreveu e entender um pouco de tudo o que está por trás dessa manifestação cultural do povo que é o carnaval. Realmente a energia na Marquês de Sapucaí não tem comparação, só quem vai sabe como é. Homenagem merecida para esse lugar maravilhoso do Rio de Janeiro, um beijo pra você. Sou a Maria de Lourdes do Clube da leitura Rio.

    ResponderExcluir
  13. Uauuu, qt história por trás do que a gente vê.

    ResponderExcluir