30 de janeiro de 2024

A Cidade do Samba




Se tem algo que é marcado na história da cultura do Rio de Janeiro, com certeza é o samba. Esse ritmo oriundo dos nossos ancestrais escravizados, deu vida ao tão famoso e cobiçado carnaval, que ganhou notoriedade no mundo inteiro e tornou-se o maior espetáculo a céu aberto do planeta. Ao longo de cada ano, profissionais dedicam todo o suor para que em (fevereiro/março) o público possa prestigiar estupendos desfiles na Marquês de Sapucaí .


Décadas atrás, cada escola do "grupo especial" tinham seus barracões em endereços dispersos na cidade ... é justamente lá, nos barracões, que originam- se os mais lindos e gigantescos carros alegóricos, as mais criativas fantasias e minuciosos detalhes para o tão esperado dia da apresentação ...

 





Imagens da mídia


No intuito de ter um lugar com mais estrutura para os profissionais carnavalescos, de fixar um ponto com a história do nosso carnaval, de realizar outros eventos relacionados ao samba e facilitar o transporte dos carros alegóricos para a Marquês de Sapucaí, é inaugurada em fevereiro de 2006, no bairro da Gamboa, durante a posse do prefeito César Maia; a "Cidade do Samba - Joãozinho Trinta" (nome em homenagem ao imortal carnavalesco falecido em dezembro de 2011).

 

Joãozinho Trinta (imagem  midiática)

A cidade do samba conta com 14 barracões destinados às escolas de elite do Rio de Janeiro e outros dois espaços para a LIGA Independente das Escolas de Samba (LIESA), que administra todas as questões ligadas aos desfiles.


Imagem da mídia

Vale lembrar que até o momento apenas as escolas do grupo especial  possuem espaço na cidade do samba. Olhando para trás, muita coisa melhorou com a construção do local, pois antigamente, perto das apresentações todas as agremiações tinham que se locomover com carros alegóricos gigantescos por metros e metros ... rumo ao sambódromo ... prejudicando o trânsito e com o risco de danificar as esculturas durante o trajeto ... como a Cidade do Samba localiza-se mais perto da Marquês de Sapucaí, muita coisa melhorou. Não podemos também negar, que ainda assim, as escolas enfrentam respectivos desafios antes de entrar com seus carros na avenida .

Rumores apontam um projeto para a "Cidade do Samba 2", dedicado as menores escolas. Vamos torcer para que a idealização saia do papel e se materialize, pois o grupo de acesso também merece ! 

Atenciosamente, Saulo Baruc.

Próxima Postagem

01/03/2023

11 comentários:

  1. Viva cidade do samba !👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  2. Compareci em eventos carnavalescos duas vezes na cidade do samba e amei 💗 só falta aprender sambar kkkkk, no carão eu já seguro.

    ResponderExcluir
  3. É verdadeiramente uma cidade de tão grande, os meus pais na juventude desfilavam muito pela unidos de Vila Isabel, já eu, assisti vários desfiles com minha família no sambódromo mas nunca desfilei. Tenho vontade de desfilar um dia, lendo essa matéria deu mais vontade ainda.Quem sabe já no ano qie vem hein ?
    Ana Clara CL Rio.

    ResponderExcluir
  4. Uma energia muito grande quando acontece os ensaios lá na cidade do samba. Me acabo toda Sauoo kkkkkk!

    ResponderExcluir
  5. Bárbara Nogueira Fernandes4 de fevereiro de 2024 às 20:00

    Linda matéria sobre esse berço cultural que é a cidade do samba, adorei ! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  6. Bárbara Nogueira Fernandes4 de fevereiro de 2024 às 20:01

    Escreve alguma coisa sobre os 40 anos do sambódromo também 😘

    ResponderExcluir
  7. Lugar sagrado do samba e raíz de uma cultura que jamais vai acabar❤

    ResponderExcluir
  8. Sempre gostei de curti carnaval com a família e os amigos, essa foto do meu perfil foi tirada num dia de folia quando coloquei a máscara kkkk. Ainda não fui na cidade do samba, fiquei com vontade de conhecer agora.

    ResponderExcluir
  9. Prof. Maria Lúcia Aguiar (Araxá/MG)26 de fevereiro de 2024 às 15:44

    Magnífico. Quero conhecer quando estiver no Rio.

    ResponderExcluir