26 de setembro de 2023

O Valor de um Autógrafo


Imagens: Saulo Baruc


Anos atrás circulava uma polêmica relacionada ao surgimento dos livros digitais no mercado literário... a seguinte questão não saía da boca da galera que gosta de  ler:

 "Será que o livro físico irá acabar um dia ???????? 

Pois é, confesso pra vocês que essa preocupação também assombrava a minha mente, mas com o passar do tempo, finalmente cheguei a minha determinada conclusão: que NÃO !

Imagem da internet

Sem desmerecer os ebooks que também são extremamente práticos e necessários, existem coisas que tecnologia alguma será capaz de substituir. É impressionante a capacidade que a literatura tem de agregar e proporcionar momentos especiais na vida do ser humano, dentre eles, está a expectativa de abraçar um autor  que você admira e pegar um autógrafo todo especial numa data de lançamento, de conhecer novos escritores numa festa literária e registrar o momento naquele papel, de ver um parente/amigo autografando sua primeira obra num encontro literário ou até mesmo, caminhar por uma Bienal e testemunhar em cada estande a relação entre leitor e autor...

Imprensa: Maurício de Souza

Imprensa: Thalita Rebouças


Definitivamente, foi essa a conclusão que eu cheguei. Que através do livro físico, a viagem sobre a história torna- se muito mais especial e que um autógrafo eternizado ali é um pedaço da felicidade que a gente viveu ou proporcionou à alguém que gosta de ler (um dos grandes propósitos da vida).

Concluindo: um bom autógrafo deixa uma "marca" muito especial na lembrança de qualquer ser humano. Quando estiver a fim de fazer uma viagem diferente, pegue os autógrafos que já colecionou e faça um trajeto por momentos vivido ... valerá muito a pena ! Salve a literatura ! Salve a cultura !


Imagens: Saulo Baruc


Próxima Postagem

10/10/2023

19 comentários:

  1. Eu amo ter autógrafo nos meus livros, como diz Roberto Carlos: são tantas emoções. São muitas memórias registradas numa página que eu gosto muito de lembrar toda vez que abro o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Carol ! Sei que vc é suspeita em dizer rsss, bjs pra vc!

      Excluir
  2. Oiii! É muito bomter um livro autografado pra gente que gosta de ler.💗

    ResponderExcluir
  3. Sem sombra de dúvida, nada se compara ao livro físico e um autógrafo de cortesia. Ana Clara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Clara, existem coisas que tecnologia alguma é capaz de alcançar. Um abç pra meu!

      Excluir
  4. É muito gratificante o significado de um livro autografado pra quem valoriza .

    ResponderExcluir
  5. Bárbara Nogueira Fernandes27 de setembro de 2023 às 12:44

    Amo colecionar autografos. Realmente é uma viagem no tempo que a gente faz além da história do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom ler isso, Bárbara! Permaneça assim e viaje sempre.

      Excluir
  6. Realmente só quem já recebeu um autógrafo de alguém que admira muito, sabe o seu real valor. Por isso quando alguma pessoa me pede, o dou com yodo o meu amor e carinho!
    Parabéns Saulo pela matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lira, imagino quantos momentos positivos deva ter eternizado na vida de alguém... Jamais pare de escrever parceira, literatura é vida!!!

      Excluir
  7. Adoro colecionar autógrafos. Neuza

    ResponderExcluir
  8. Saulinho, como eu peguei autógrafo nessa bienal kkkkkk! Muuita história e pulseiras pra contar kkkkkk !

    ResponderExcluir
  9. Minha história com os autógrafos daria um livro. Amo momentos assim, um friozinho bom com direito a foto e um papinho.
    Thalita CL Rio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Thalita, dps me conta um pouco das tuas experiências lá no clube enquanto tomamos um bom café.

      Excluir
  10. É muito bom o autógrafo, ele nunca sairá de moda.

    ResponderExcluir