15 de agosto de 2023

Virou Mito - A Mulher de Branco

 

Arquivo: Anamaria Carvalho


No início dos anos 2000 eu e minha família ficavamos hipnotizados com uma figura alegre e que roubava a atenção das ruas e da praia de Ipanema... dançava sozinha e parava como quem fosse posar para uma revista... Logo em seguida, sorria, falava consigo mesma e voltava a fazer tudo novamente... Minha avó materna e minha mãe sempre levantavam a seguinte questão: "será que ela foi vedete em algum espetáculo ou programa?"... Hummm, por aí... Essa mulher falecida dias atrás (03/08/23), chamava- se Anamaria Carvalho. Foi uma grande cantora e musa do ritmo Bossa Nova, nascido no final dos anos 50 e tendo como componentes Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Nara Leão, Menescal, Marcos Vale e outros.

Foto: Acervo Anamaria Carvalho


Foto: Anamaria Carvalho


Foi no mundo da música, inclusive, que ela e o cantor Marcos Vale se conheceram,  resultando num casamento de 4 anos onde viajavam o Brasil e o mundo fazendo arte. 

Fotos: Acervo Anamaria Carvalho e Marcos Vale


Filha do radialista e jornalista Luís de Carvalho, há quem diga que ficou assim (levando a vida de maneira lúdica) por fazer alguns experimentos no passado. Mas o fato é que, apesar da espontânea aparência de "mulher levada",  Anamaria carregava consigo uma sabedoria que muitos "normais" não conseguem carregar e ter até hoje ... A prova disso são os depoimentos de pessoas próximas e o documentário sobre a vida dela, disponível no YouTube.



Imagem: Documentário


Imagem: Documentário


Imagem da internet


Por conta da morte da sua avó, andava pela praia e pelas ruas vestida de branco (simbolizando o luto japonês e ficando marcada por todos como a mulher de branco). Tempos depois, mudou do branco para o azul, inspirada na música de Wilson Simonal - "Vesti azul, minha vida então mudou". Anamaria deixará saudade aos moradores, frequentadores e turistas assíduos de Ipanema, o bairro nunca mais será o mesmo. Que essa estrela brilhe e ilumine a gente lá do alto. Nossa eterna e admirada, Mulher de Branco. A causa do falecimento não foi divulgada.




Próxima Postagem
22/08/2023

15 comentários:

  1. Impossível alguém da?região se esquecer dela, que Deus a receba com carinho no céu.

    ResponderExcluir
  2. Divertidíssima e muito inteligente a Anamaria, mesmo com o probleminha de cabeça falava inglês, francês fluente. Cantava pra gente com direito a uma leve dancinha. Como vou sentir falta dela pelas ruas amigo.

    ResponderExcluir
  3. Ela era linda demais quando jovem, mais linda que muitas outras artistas daquela época.

    ResponderExcluir
  4. Uma linda e talentosa mulher. Pena que o LSD tomou parte da sua lucidez. Quando parou de usar não ficou a mesma. Descsnse em paz.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Saulo. Uma vez eu e minha ex-namorada tiramos selfie com ela no calçadão. A gente achava ela autêntica e uma pessoa simpática de se ver. Quando o rapaz do quiosque nos contou quem ela era no passado ficamos impressionados e mais fãs ainda.

    ResponderExcluir
  6. Começamos a pesquisar sobre ela e encontramos na intenet o seu documentário, muito bom. Recomendo.

    ResponderExcluir
  7. Cosmos se abriu para recebe- la no alto. Deixará saudade.

    ResponderExcluir
  8. Que história, vou buscar o documentário dela no youtube. Adorei saber sobre essa mulher que virou mito.

    ResponderExcluir
  9. Bárbara Nogueira Fernandes17 de agosto de 2023 às 08:08

    Parabéns pela matéria Saulo, eu não conhecida a história da mulher de branco mas já vou compartilhar com amigos que eu tenho certeza que irão gostar.

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante a história dela. Viveu uma filosofia própria de vida.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia. O que as drogas não fazem com a pessoa. Mesmo assim uma mulher muito querida.

    ResponderExcluir
  12. Pessoas com personlidade assim jamais serão esquecidas da história. Descanse em paz mulher de branco.

    ResponderExcluir
  13. Espírito de luz, ilumine a gente agora aí do alto.

    ResponderExcluir