15 de março de 2022

TBT - Bienal do Livro 2021


Imagem : colaborador Bienal

Foto: Saulo Baruc


Não poderia deixar de compartilhar um momento pra lá de especial que eu vivi na Bienal do livro 2021. Após o encerramento de um bate papo no Estação Plural, fui agraciado com uma surpresa que eu jamais imaginava  receber naquela tarde ... ganhar um livro e um autógrafo da escritora Eliana Alves Cruz (que sorte a minha). Eliana é uma autora do gênero - literatura  afro brasileira. Suas obras se destacam pela ênfase que ela faz ao resgate da ancestralidade do povo negro e o seu  valor até os dias de hoje.


O tema central do bate papo não poderia ser outro: "Carolina Maria de Jesus"... 

Imagem da internet


Carolina foi uma das primeiras autoras negras a serem reconhecidas por uma grande editora na década  de 60, seu primeiro livro, "Quarto de Despejo" tornou- se best seller e abriu muitas portas para outros trabalhos de sua autoria. 


No bate papo também estavam presentes Vera Eunice de Jesus (filha da saudosa Carolina) , Fernanda Felisberto e Jéferson De. Foi um momento de grande aprendizado e muito especial  ! Eu recomendo as obras da Eliana.



Próxima Postagem

02/04/2022

17 comentários:

  1. Maravilha Saulo, quero ler o livro dela, não conhecia. Carolina Maria de Jesus será sempre eterna,um exemplo de perseverança literária. Já li quarto de despejo.

    ResponderExcluir
  2. @Rafa Rafinha - obrigado pela dica rapaz, há 2 meses estou procurando algo diferente pra mim ler, olha aí!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Saulinho! Ouço muito falar de Carolina Maria, mas a Eliana nunca ouvi dizer. Gostei de conhece- la aqui pelo teu blog. Vou pesquisar mais sobre ela, bjs no coração.

    ResponderExcluir
  4. Sorte no jogo azar no amor kkkkkk! Legal os titulos, importante para nós brasileiros.

    ResponderExcluir
  5. Vou comprar dps. Bjs Saulo. Patrícia Oliveira CL.

    ResponderExcluir
  6. @Maria - Claro, eu estava lá... Foi realnente um momento especial, todos fofos demais !

    ResponderExcluir
  7. Amo literatura afro brasileira.

    ResponderExcluir
  8. Que legal Saulo, um assunto super em alta no Brasil de hj.

    ResponderExcluir
  9. Ela é uma ótima autora, gosto muito das obras dela, já li esse livro que vc ganhou, Água de barrela e o Crime do cais valongo também tive a oportunidade de ler. Também sou testemunha ao recomendar os livros dela. Bjks Thalita.

    ResponderExcluir
  10. Oi meu garoto, me interessei muito pelas obras delas, vou quer comprar... Amanhã mesmo irei a livraria da Travessa. Maria de Lourdes do clube da leitura Rio.

    ResponderExcluir
  11. Bárbara Nogueira Fernandes16 de março de 2022 às 12:17

    Oi Saulo,td bem ? A Eliana é uma ótima escritora, conheço ela do jornalismo esportivo, é maravilhosa! Uma pena eu não ter estado nesse bate papo. Saudade de vc.

    ResponderExcluir
  12. Que blz, um livro desse autografado por uma escritora do nível da Eliana é pra comemorar mesmo. Esse que vc ganhou eu ja li, os dois últimos eu não conheço ainda...terei esse prazer em breve. Saudade meu principe, bj apertado, Ana Clara.

    ResponderExcluir
  13. O trabalho dela na literatura é importantissimo, eu não a conhecia mas já estou gostando muito de conhecer. João Ferreira

    ResponderExcluir
  14. Valentina Bertolucci19 de março de 2022 às 21:25

    Deve ser um resgate bem profundo, vou puxar a sinopse no google

    ResponderExcluir
  15. Vou comprar pra conhecer

    ResponderExcluir
  16. Já gostei mesmo sem ainda conhecer a autora, se vc indicou eu tô dentro!

    ResponderExcluir