31 de dezembro de 2021

Ricardo Koury - Registro da Live

 



Olá  pessoal  ! Como o tempo passou rápido, não é mesmo ?!!!  O último dia de 2021  está chegando ao fim  e vai fazendo a gente avaliar cada fato que se destacou ao  longo de todo esse ciclo ... durante doze meses o mundo tomou um rumo surpreendente ...  quanta coisa vivemos e quanta coisa ficará marcada nas linhas e curvas da nossa história ... uma das finalidades do meu trabalho sempre foi fazer o outro pensar e tirar a melhor conclusão sobre os diversos ângulos  da vida ... Por causa disso,  após tantas conversas realizadas desde o lookdown até aqui, trago hoje à vocês o tema  : "Reflexão sobre o ano de 2021".  Nos ajudando ao longo de cada questão que será apresentada , tenho o privilégio de contar com a ajuda do psicólogo, Ricardo Koury (CRP:05/66739). 

Ricardo formou- se em psicologia pela Universidade Estácio de Sá (RJ), escolhendo a abordagem "junguiana" para o desenvolvimento de sua carreira junto aos clientes . Provido do dom da palavra,  colabora com a saúde mental de muitas pessoas  em consultas,  palestras e bate papo  a favor do bem estar humano. Tenho certeza que encerraremos esse ciclo em ótima companhia, por isso fique a vontade  ...


A casa é sua, Ricardo !!!



1-  Ricardo,  2021 foi um ano bem desafiador para todos nós: trabalho remoto, campanha de imunização,  problemas economicos e etc. Sendo assim, o que podemos levar de bom agora que ele está chegando ao fim ?

 Oi Saulo, tudo bem com você ?! Eu acredito muito  que o ser humano cresce e aprende durante as demandas que a vida apresenta ... na história do mundo se a gente for ver,  os países que tinham mais dificuldades eram os países onde a população mais se reinventada e dava a volta por cima  ... foi um ano bem desafiador e acredito que muitos colheram os frutos desse desafio através da criatividade, do desenvolvimento de novas  habilidades e do empreendedorismo, que acabou surgindo como um alento perante a situação  financeira . A  ajuda terapêutica também se destacou  ... muitos se viram fragilizados com o transtorno que a pandemia causou e buscaram focar no desenvolvimento pessoal. De um modo geral tudo isso a gente pode guardar de bom.


Imagem da internet


2- Todas as vidas são importantes sem distinção de ninguém, mas por ser uma figura pública nacional,  o que a morte da cantora Marília Mendonça gerou no coração do povo brasileiro e qual a maior reflexão que fica para todos nós ? 

Então, nós não podemos jamais esquecer que somos seres biologicamente frágeis e que  podemos  morrer a qualquer momento da vida ... quando um ícone nacional acaba partindo, aquela imagem do ídolo que se foi, gera um impacto enorme no coração das pessoas... as pessoas custam a acreditar na situação ... 

A reflexão que fica é que quanto mais  conseguirmos nos desprender das coisas desse mundo, melhor vamos saber lidar com as questões ligadas a morte... Precisamos levar em consideração que o mais importante não é o "TER": ter fama, dinheiro,  beleza, posses... o mais importante é  saber viver sem um apego tão grande ao foco material; pois tudo passa um dia  ... 

Um exercício importante para todo mundo, é começar a questionar  a si mesmo: (será que eu preciso de tantas roupas assim?), (será que eu preciso de tantos mimos??), (será  que eu tô valorizando  mais a minha essência ou o  lado  matérial  ???) há um equilíbrio que podemos encontrar  ...  

Esse exercício somado a prática  pode ajudar  bastante ! 


3- Como profissional da psicologia, você acha que a palavra "morte", tornou- se menos pesada comparada ao ano anterior (quando não tínhamos vacinas) ?

Particularmente acredito que não, pois tudo o que a gente viveu em 2020 ainda está muito recente em nosso cotidiano.  A palavra morte sempre foi um "tabu" para as pessoas da nossa sociedade... questões do tipo:  Como será a vida em outra dimensão ? Como será a vida sem a presença daquela  pessoa ao nosso lado ? E assim vai... 

Outra questão é que grande parte da população não se preparou "a fundo" espiritualmente,  o que torna o assunto ainda mais complexo ... acredito que o peso permanece o mesmo .


4-  Com o avanço da flexibilização social, os encontros presenciais estão voltando aos poucos... quais dicas você daria pra quem está com dificuldade no processo de "ressocialização" daqui pra frente ?

É uma coisa muito complicada, muita gente ficou sem saber como agir no dia a dia ...  a natureza humana pede essa aproximação porque somos seres agregáveis e precisamos um do outro ...

Para lidar com a ressocialização após tanto tempo afastado da sociedade, eu reforço  a importância do trabalho terapêutico, principalmente se a pessoa é  tímida e se sente como um "peixe fora d'água". A terapia é uma ótima ferramenta em fases como essa, quanto mais você faz, mais recursos terá para resolver o seu problema. Eu acredito demais nesse trabalho .


Imagem da internet


5- A variante "Ômicron" está espalhada no mundo e chegou ao Brasil. O que dizer pra quem teme a chegada  dela ?

A gente veio de um trauma muito grande em 2020 com a outra variante, a "delta", e quando lembramos de tudo o que foi vivido lá trás, a situação começa a ferver dentro da mente  ... 

Toda vez que a gente pega uma experiência passada e associa a uma experiência do presente, onde  não sabemos qual rumo irá tomar, estamos sofrendo por antecedência e desnecessariamente ... precisamos dar um passo de cada vez e evitar comparar a fase anterior com a fase atual. Essa reflexão aliada a essa consciência diária pode tranquilizar quem está assim. Já seria um bom passo !


Imagem da internet


6- O que a chegada das vacinas representou para o mundo em 2021 e como você interpreta quem não se vacinou por vontade própria ?  

Eu acho que foi um grande avanço da ciência e que ela trabalhou veloz em benefício da população mundial. Isso foi algo bastante positivo ! 

Quanto a quem não se vacinou ainda, penso que é uma questão individual... é preciso que cada cidadão consiga entender que  algo local gera resultados para o coletivo em geral.  Mas  deve ser algo espontâneo, também não acho saudável forçar ninguém a isso  ... tem gente que tem medo das vacinas mas não tem medo do vírus, e tem gente que tem medo do vírus mas não tem medo das vacinas ... é complicado  de entender a cabeça das pessoas, mas espero que todos se conscientizem ...


7- Sem dúvida a área da cultura sofreu demais nos últimos tempos... você acha que o Brasil perdeu um pouco da sua identidade e expressividade por causa da restrição social ?

Sim, acho que houve uma queda grande no setor cultural, principalmente para aqueles artistas que não estão na mídia. Eu atendo profissionais dessa área e vejo o quanto a cultura sofreu com tudo isso... mas acredito demais na capacidade de retomada das pessoas que movimentam esse meio, acredito muito na reação do setor cultural. É preciso ir com muita calma para que essa retomada volte a ganhar força total. 


Imagem da internet


8- Quais palavras simbolizam os professores e os profissionais da saúde durante toda essa pandemia ? 

Pra mim essas palavras seriam : "CORAGEM", pois são pessoas que enfrentaram várias  dificuldades em prol do exercício da profissão, "LEALDADE", pois foram  profissionais que dedicaram o máximo de atenção e carinho aos seus alunos ou pacientes, e "ABNEGAÇÃO"; já que abriram mão de muita coisa para permanecerem firmes em seus propósitos. Pra mim seriam essas  palavras.



Imagem da internet


9-  O pequeno Henry Boreal foi morto covardemente pelo seu  padrasto (o ex vereador/ doutor Jairzinho) . Segundo a justiça, a mãe do menino (Monique Medeiros) sabia de tudo... Como a gente que não mora na mesma casa pode perceber que uma criança está sendo vítima de agressão  ??? 

As crianças dão muitas pistas dentro do universo que elas vivem e das próprias brincadeiras que costumam fazer... nem sempre elas sabem expressar com  palavras,  mas nos pequenos gestos elas podem dizer muita coisa... pode  ser através de um simples desenho, de uma expressão artística e até mesmo através de um sonho que ela relatar ...


É necessário ficar sempre atento e dialogar dando a entender que, haja o que houver, estaremos sempre ali para  ajudá- la em  suas necesdidades. Muitas vezes os adultos não dão valor a esses sinais achando ser coisa da imaginação infantil, ou alguns tem dificuldade para decifrar essas pequenas questões ... por isso passar a observar mais nunca é demais, e se identificar alguma coisa sólida,  deve- se agir imediatamente antes que seja tarde.



Imagens da internet


10- Até que ponto o comportamento das pessoas mudou para melhor ou para pior na pandemia? O que dizer pra quem gosta eventos e vai passar mais um ano sem a tradicional festa de Réveillon na praia Brasil a fora ?

Acredito que é um período muito curto pra gente poder analisar a fundo , mas fazendo uma leve observação, vejo que as pessoas ficaram muito ansiosas, muito agitadas e impacientes com as situações... o lado positivo pra mim seria a capacidade de reinvenção perante os desafios.

Quanto ao réveillon eu diria para se acalmarem de alguma forma e segurar mais um pouco a expectativa ...  o mundo não vai acabar por causa disso e a verdadeira felicidade está no relacionamento com Deus, com os filhos, com o próximo e com a gente mesmo ... ainda não é o momento das tradicionais festas na areia, a hora certa vai chegar .


11- Deixa uma mensagem de esperança ao público que acompanha essa entrevista rumo a 2022 .

Então, eu digo pro público que 2022 virá cheeeio de esperança... e que depois da  pandemia teremos a oportunidade de buscar relações mais verdadeiras com o outro, cheios de energia positiva e bons pensamentos... Falo pro público também, para que tenham fé,  muita fé,  pois  a gente sobreviveu até aqui e 2022 será o momento de oferecer o melhor ao próximo, a natureza e a vida ! Esse é o meu recado final !



Agradecimento: Ricardo, encerrar o ano de maneira consciente sempre foi uma excelente opção ... agora, encerrar um ciclo com a ajuda de quem sabe conduzir uma retrospectiva, fica melhor ainda ! Tenho certeza que os leitores agradecem muito a sua colaboração aqui ... muito obrigado por aceitar o convite e fazer o nosso último dia do ano mais especial !!! Um feliz ano novo pra você e toda a sua família !  Gratidão total !!!








Leitores:  Desejo a todos vocês um 2022 de muita saúde,  fé, esperança, prosperidade e sucesso !!!! Muito obrigado por me acompanharem até aqui e pela troca positiva em cada momento . Espero ter colaborado culturalmente na vida de vocês ao longo de 2021. Gratidão galera, feliz ano novo !!!!!

FINAL.

28 comentários:

  1. Parabéns Saulo e Ricardo,cada reflexão foi muito importante pra minha consciência!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por trazer na entrevista a memória da nossa eterna diva da sofrencia Marília Mendonça! Aonde ela estiver, que receba o meu carinho também. Boa virada, meus queridos!

    ResponderExcluir
  3. Amigo Saulo, tem coisas aí que emocionam a gente. Quanta coisa a gente passou e conseguiu chegar até aqui. Obrigado pelo que fez durante todo esse ano com o seu trabalho , obrigado pelo reencontro caloroso na bienal do livro e obrigado por essa entrevista com esse psicólogo que é fera! João Oliveira do clube da leitura Rio

    ResponderExcluir
  4. Saulinho, excelente matéria essa q vc fez com o Dr. Ricardo. Foi ótimo! Que falta a nossa Marília vai fazer... Mas as músicas ficarão p/sempre. Um 2022 cheio de saúde e pá pra vc e toda família ! Patrícia Oliveira.

    ResponderExcluir
  5. Parabenizo vcs por cada detalhe importante que foi apresentado aqui, de todos eles, a morte da Marília Mendonça e do menino Henry Boreal foram os que mais mexeram comigo. Choro só de pensar, mas é necessário encarar a realidade e trabalhar essas coisa dentro da gente. Um 2022 cheio de coisas boas pra todos vcs! Parabéns Saulo, mesmo tendo te visto na bienal ainda sinto muita saudade.
    Que em 2022 a gente possa ter mais encontros pra eu não ficar como na pergunta n°4 kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Marília Mendonça, aonde eu estiver estarei te amando!

    ResponderExcluir
  7. Agradeço a Deus pela ajuda que vc, Saulo, proporcionou em tds as livres que vc fez. Essa live aqui então, é muito especial. As vacinas vieram como uma luz no fim do túnel, o pequeno Henry Borel, tão lindo, se foi covardemente mas deixou um recado de justiça contra aqueles dois monstros, a flexibilização social é uma polêmica porque uns respeitam o limite e outros não... Só seu que quem quiser foi aprendendo a cada dia com 2021 que está indo embora. Façamos dele uma grande e inteligente lição. Boa virada de ano !

    ResponderExcluir
  8. *Digo: só sei que quem quis, aprendeu com 2021 a cada dia.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito Saulo, a questões foram muito bem posicionadas pelo profissional e as palavras dele trouxeram reflexão e encorajamento ao mesmo tempo. Encorajamento para o desapego, para esperança em 2022, para atenção a criança e para a saúde da mente. Tem um ditado que diz, qd a cabeça não está boa o corpo padece. Realmente o trabalho terapêutico é muito importante! Feliz ano novo com meu total carinho !

    ResponderExcluir
  10. Meu lindo, isso foi mais do que uma entrevvista, foi um convite a dar um grande passo a frente. Adorei e vou compartilhar aqui! Feliz Ano meu príncipe escritor!

    ResponderExcluir
  11. Viva Marília Mendonça!

    ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  12. Tenho muito orgulho de te conhecer Saulo. Tudo o que vc faz se destaca. Entrevista mais que mil! Que com ela e com outras a gente possa se encontrar lá dentro do nosso eu. Feliz ano pra vc, sua família e tds aqui

    ResponderExcluir
  13. Aproveitando também, deixo a minha atenção ao pai do Henry Borel e a incrível Marília Mendonça... Tudo o que fizermos por ela ainda vai ser pouco !

    ResponderExcluir
  14. @Carla Chaves- Esperança por dias melhores apesar de tantas coisas delicadas que passamos é o que eu levo pra mim. Muito bom papo, desejo td de melhor aos dois no ano que vai iniciar. Grande bj !

    ResponderExcluir
  15. @Karen Chaves- Saulo,eu estava falando aqui com a minha irmã e o pessoal, sem palavras, apenas quero refletir e seguir consciente. Boa virada !

    ResponderExcluir
  16. Bárbara Nogueira Fernandes31 de dezembro de 2021 às 12:00

    Bom dia Saulo! Acho que a pergunta da variante ômimicron foi pra mim? Como tenho medo de voltarmos ao zero em 2022. Mas vou fazer o que ele orientou, vou esperar pra ver o que vai acontecer sem sofrer com antecedência.
    Todas as perguntas foram muito bem formuladas, que a cultura ganhe força em 2022 e que as pessoas fiquem mais conscientes no próximo ano. Concordo com o Ricardo; muitos estão impacientes, nervosos e agitados pelo que estamos passando. Muita coisa errada ainda observo, falta muito pra chegar lá. Feliz 2022!

    ResponderExcluir
  17. Esse ano foi muito pesado ainda, mas realmente a criatividade nos leva a perceber que pra tudo há um jeito. Parabéns Saulo, ótimo trabalho! Thiago Oliveira CL Rio.

    ResponderExcluir
  18. Saulo, a verdade é que todo dia Deus nos dá chance de aprender, infelizmente tem gente que movida para o materialismo, como ele falou, se nega a crescer espiritualmente, uma pena porque a humanidade vai ficando assim... Inconstante, triste, sem saúde e etc. Somos privilegiados por ter acesso a essa live que vc fez. Obrigada !

    ResponderExcluir
  19. @Cláudia Luvisotto -Tudo muito importante nessa matéria, mas a morte da Marília Mendonça foi um choque muito grande para o povo brasileiro. Que o desapego nos torne mais humanos e nos faça somar para o reino de Deus aqui na terra. Boa passagem Saulo, bjs de ano novo!

    ResponderExcluir
  20. Feliz ano novo com muita saúde e paz! Saudações tricolores!

    ResponderExcluir
  21. @Rafa Rafinha - Conhecer o nosso interior e analisar as coisas para o nosso amadurecimento é muito importante. Feliz 2022!

    ResponderExcluir
  22. Ótima reflexão, feliz 2022 !

    ResponderExcluir
  23. @Juliana Almeida - parabéns aos dois porque foi de grande importância, muita esperança no novo ano que vai nascer é o que eu desejo!

    ResponderExcluir
  24. @Juliana Almeida - Quando será a próxima postagem ?

    ResponderExcluir
  25. Acabei de ler atrasado, mas li tudinho Saulo, uma reflexão muito profunda que vc e o Ricardo fizeram sobre assuntos que tomaram conta de 2021, estão de parabéns! Seu blog é muito bom, aproveito o comentário para te desejar um feliz ano novo! Que o seu primeiro dia do ano comece com o pé direito. Quando puder venha visitar de novo Minas, feliz 2022!

    ResponderExcluir
  26. Saulo, receba um feliz ano novo em nome da nossa BH que admira muito o seu trabalho. Saúde, $ucesso e felicidade !

    ResponderExcluir