Imagem: acervo da musa |
Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, mais conhecida como Helô Pinheiro (sobrenome herdado do marido, Fernando Pinheiro), foi oficializada na imprensa por Vinícius de Moraes como a verdadeira musa inspiradora da obra, através de uma carta escrita à punho pelo compositor e poeta.
Helô Pinheiro e Vinícius de Moraes |
Na época, muitas foram as especulações já que nem Tom e nem Vinicius divulgaram quem foi a garota inspiradora da canção. Dois anos após, Helô ficou sabendo do fato que a tornou famosa no mundo inteiro, passando a ser consagrada como "a eterna Garota de Ipanema".
Helô e Tom Jobim |
Helô formou- se em jornalismo e ao longo da sua carreira trabalhou como apresentadora, modelo, atriz e empresária. A nível empresarial, é dona da loja Garota de Ipanema, localizada ao lado do atual "restaurante Garota de Ipanema" - antigo "Bar Veloso", onde Tom Jobim e Vinícius de Moraes se inspiraram para compor a canção nos anos 60.
É curioso também dizer, que a musa apesar de carioca vive há anos em São Paulo... por motivos familiares e profissionais, Helô precisou fazer sua vida na maior metrópole brasileira, e até o momento não conseguiu mais retornar a cidade de origem.
É mãe de quatro filhos: Kiki Pinheiro, Georgiane Pinheiro, Ticiane Pinheiro e Fernandinho Pinheiro, cujo a "Ticiane", também é famosa, estando ativa na emissora aberta Record TV.
Imagem da internet |
Ticiane Pinheiro (filha) |
Biografias
Editora Olho d'água |
Editora Aleph |
Escreveu duas biografias: Por Causa do Amor (1996) e A Eterna Garota de Ipanema (2012), ambas as obras com a mesma história e contexto, porém, a última com capítulos mais atualizados sobre a sua trajetória, lutas e momentos de sucesso .
Imagem: acervo |
Helô se mantém firme na mídia, e sua história por conta da Bossa Nova se consagra de geração em geração.
Próxima Postagem
13/09/ 2021
Linda! Ninguém tira o título dela, nosso patrimônio histórico humano.
ResponderExcluirCom certeza!
ExcluirNão conhecia a loja, bom saber, obrigada!
ResponderExcluirPassa sim, roupa feminina e masculina também.
ExcluirAcho ela maravilhosa,vou comprar a biografia dela.
ResponderExcluirOlha vc aí, Carol!
ExcluirBem vinda ao blog!!!
Compra sim, eu recomendo. Mas vc só vai encontrar atualmente a biografia publicada em 2010, A Eterna Garota de Ipanema.
ExcluirBONITA, SIMPÁTICA MAS ATÉ HJ NUNCA A VI FAZENDO ALGUM TIPO DE EVENTO OU TRABALHO EM PROL DO NOSSO BAIRRO. BAIRRO QUE A PROJETOU NO BRASIL E NO MUNDO. USOU O TÍTULO E AINDA USA EM PROL DA FAMA E DO EGO DELA. THIAGO MARTINS E ROBERTA RODRIGUES FAZEM CAMPANHA PRO NÓS DO MORRO NO VIDIGAL, ISIS VALVERDE JÁ DEFENDEU A FLORESTA NA CIDADE DELA, DANIELA MERCURY REPRESENTA AS DEMANDAS EM TORNO DO PELOURINHO E DOS PROJETOS AFRO, E A HELÔ? ??????? ASSIM É FÁCIL SER GAROTA DE IPANEMA.
ExcluirOi Valentina, td bem ?!
ExcluirRespeito plenamente a sua opinião e entendo o seu lado. Mas acredito que ela até hoje desempenhou um papel importantíssimo em nosso país: NÃO DEIXAR OS NOMES TOM JOBIM E VINÍCIUS DE MORAES SE APAGAR DA HISTÓRIA DA BOSSA NOVA... Helô é um ícone que a cada entrevista, evento e matéria , reforça o quanto esses dois fenômenos sagrados representam pra nossa cultura nacional. E isso ela faz com carinho e mt bem! Parece fácil, mas manter a memória do povo brasileiro acesa, ainda que aproveitando um título, não é tão simples assim.
A cultura brasileira agradece pelas próximas gerações que precisarão saber o que é música de qualidade. Bjs e abçs! Obrigado por comentar aqui, sua opinião é respeitada !
Uma beleza que representa bem a imagem da mulher brasileira Lá fora, diferente de algumas que vulgarizam imagem da brasileira no exterior. Estudada, fala bem, boa mãe, isso pra mim prova que não é apenas um rostinho bonito na tv. Por isso a Ticiane além de linda como ela é também talentosa.
ExcluirAté hj é mt bonita, mas jovem ela era linda demais! Por isso inspirou a música.
ResponderExcluirExcelente conteúdo, gostei !
ResponderExcluirQue bom que curtiu Fil!
ExcluirBri ga douuu !!!!
TMJ!
ResponderExcluirTamo junto, Fil!!!! Bom dia!
ExcluirUma mulher muito guerreira, foi a provedora da própria família e conseguiu criar quatro filhos bem criados. O Fernandinho é especial e requer cuidados até hj.
ResponderExcluirVerdade Vanessa, o Fernandinho tinha nascido sem problema nenhum, mas no livro ela conta a história do acidente... Uma luta! Mada ela venceu!
ExcluirHum, já comi no restaurante Garota de Ipanema... Sal, eu e o João temos um casal de amigos que quando vem pro Brasil de Nova York adora ir lá. Também ja fizemos compras na lojinhas, as meninas sempre simpáticas.Todo ambiente ali nos remete ao passado histórico que ficou marcado culturalmente até hj. Patrícia Oliveira CL.
ResponderExcluirVerdade, os gringos adoram ir lá rsssss
ExcluirBom dia Saulo, já estive de pertinho com Helô Pinheiro. Tirei até uma foto com ela. Já a Patrícia não teve essa sorte. João Oliveira do Clube da leitura Rio.
ResponderExcluirFala João! Eu Conheci a Ticiane e a sua filha (Rafaella Justus) , Rafaella brincou comigo no Leblon em um lugar aonde já trabalhei .
ExcluirTempos dps, cruzei com o marido dela, Fernando , e o caçulinha Fernandino na rua Visconde de Pirajá... Mas com eles foi lance rápido. A Helô mesmo até o momento ainda não.
Lindas fotos, lindas recordações, linda história de vida, linda família!
ResponderExcluir❤❤❤
ResponderExcluir@Carla Chaves - até hj é lembrada pela mídia, o que já é uma vitória, visto que o Brasil nem sempre valoriza e conserva as pérolas importantes que compõem a nossa identidade cultural.
ResponderExcluirMaravilhosa e muito talentosa também, acompanhei a novela que ela fez na Bandeirantes e vários programas com ela. Uma simpatia de pessoa! Maria de Lourdes do clube da leitura Rio.
ResponderExcluirBoa noite Saulo! Admiro a Helô e acho engraçado que numa entrevista ela disse que agora é a 'velha de Ipanema', kkkkk a idade um dia chega pra tds mas o importante é que ela está com td em cima, né?
ResponderExcluir@Juliana Almeida - Viva Helô Pinheiro , Tom Jobim e Vinícius de Moraes! Pessoas que fazem parte da nossa cultura e nos enchem de orgulho!
ResponderExcluirOlha que coisa mais linda mais cheia de graça, é ela a menina que vem e que passa, num doce balanço a caminho do mar... Não posso ouvir essa música que me arrepio toda !
ResponderExcluir@Cláudia Luvisotto - Para sempre na cultura e em nossos corações, se ela estiver lendo , por acaso, te admiro muito Helô!
ResponderExcluir@Maria - ótima memória a cultura, gostei do texto sobre a Helô e da sugestão de leitura, ainda não li o livro dela.
ResponderExcluirBonita
ResponderExcluir