Chegou a hora de conversar com ele que entende tudo de samba e faz da vida um verdadeiro carnaval. Um cara que é malandro porque am verde e rosa. Um homem que é dono de um sorriso doce, tão doce quanto o famoso Pão de Açucar. Que veio direto do bairro de Cavalcante e ganhou a vida de maneira bem interessante ! Essa figura propagou sua arte com bastante carinho e dedicação, não é a toa que se tornou referência quando o assunto é a dança de salão.
Precisa prolongar ??? Nosso bate papo do mês é com ninguém mais e ninguém menos que o coreógrafo CARLINHOS DE JESUS !!!
Seja bem vindo, mestrêêêêê !!!
1- Carlinhos, você é um autêntico representante do Rio de Janeiro !!! Se tivesse a oportunidade de se tornar guia turístico por um dia, ( tirando o Corcovado e o Pão de Açucar que são pontos já consagrados ), em quais lugares daqui, levaria os visitantes para conhecer ???
Olha, todo canto do Rio de Janeiro é muito bonito, sem dúvidas. Mas como você me tirou 2 ícones que são referências na cidade, eu apresentaria então ao público, a Enseada de Botafogo... um lugar lindo e que quando você vai para o aeroporto a paisagem te oferece um tipo de beleza visual, já quando você volta, pelo cair do sol, a vista está toda diferenciada... tem também o incrível Mirante do Leblon e o belo pôr do sol na praia de Ipanema...
Já o Centro da cidade te oferece agora o Boulevard da Praça Mauá, sem contar o tradicional Paço Imperial- na Praça XV e o Mosteiro de Santo Antônio/colado ao Largo da Carioca.
Vamos pra zona norte... lá o público tem as calçadas do Boulevard 28 de Setembro, que a cada passo o cidadão pode pisar numa nota musical diferente... fora a representação histórica que aquilo possui... Levaria os turistas para conhecer o Parque de Madureira, onde o povão aproveita cada centímetro daquele espaço com maior dignidade. Sem contar o famoso Mercadão de Madureira , que conheço desde os 6 anos de idade, um dos grandes recolhimentos de impostos do nosso estado.
2- Além da violência, o que não há de maravilhoso na cidade com o apelido de, MARAVILHOSA ?
Toda cidade que é maravilhosa deve te trazer luz, luz pulsante e em abundância. Literalmente acho que o Rio é mau iluminado, o que também favorece a violência... Falta também sinalização de qualidade e a conservação do patrimônio público. Pois uma cidade com vocação turística necessita ser revitalizada periodicamente.
3- E sobre o estilo de vida que o Rio oferece, o que pensa ?
Eu nasci no subúrbio de Cavalcante, e mesmo não vivendo mais lá, sinto falta do estilo de vida que existia naquela época... pegar o banquinho e sentar na rua pra conversar com o vizinho, vestir a bermuda e ir tomar um sorvete com os amigos na esquina sem preocupação... Hoje em dia as pessoas entram no elevador e não dão nem bom dia... acho que essa proteção toda que procuramos ter está fazendo a gente perder a liberdade de viver. Sinto falta disso.
4- Sobre você... Descreva pra gente o seu amor pela Estação Primeira de Mangueira, pelo time do Flamengo e pela arte do samba em si.
Cara, são 3 coisas fundamentais na minha vida e que simbolizam o meu oxigênio, a minha coluna vertebral e o meu coração. A Mangueira era meu sonho desde menino... eu comecei em Cavalcante na " Escola de Samba Em Cima da Hora ", onde ouvia muito o intérprete "Cartola", mangueirense nato e que pra mim sempre foi referência no samba, anos depois, fui levado pela cantora Beth Carvalho pra desfilar na verde e rosa, onde estou até hoje com muito prazer. A Mangueira é uma das grandes representações do povo brasileiro !
O Flamengo eu cresci vendo esse time que é o melhor e maior do Brasil, na minha opinião ninguém precisa reclamar, rsssss , daí segui essa tradição...
E o samba foi assim, enquanto pequeno tinha o hábito de chupar o dedo polegar direito, e com o braço esquerdo abraçar meu corpo... Quando tinha festa na quadra da Em Cima da Hora dava pra ouvir lá de casa, e era justamente esse ritmo que me embalava de um lado pro outro antes de dormir...
De dia ele me servia de lazer nas quadras próximas a minha residência, e a noite o samba me embalava rumo ao sono... Já tava no meu DNA rssss.
5- Curiosidades... Todo ano você é visto como jurado técnico, no quadro Dança dos Famosos ( do Domingão do Faustão ). O que é mais complexo na hora de avaliar ao vivo e em rede nacional ?
Bom, avaliar pra mim já é uma grande dificuldade, ainda mais sendo na Dança dos Famosos que é uma quadro de projeção nacional. O mais difícil é a responsabilidade de estar ali sabendo o quanto o quadro é importante para o mundo da dança. Outra coisa é o fato de ser ao vivo... Falou tá falado e não pode voltar atrás. Avalio os casais segundo o meu modo de pensar, mesmo as vezes contradizendo a plateia ( maior pressão, aí ! ).
Vale a pena lembrar que é muito prazeroso estar lá, e que o Dança abre muitas portas.
6- Qual foi a sensação de levar a tocha pelas ruas durante a Olimpíada Rio 2016 ?
Cara, maior emoção !!! Nunca poderia imaginar que um ex pedagogo, que largou o funcionalismo público para seguir a dança pudesse um dia estar ali, representando os outros profissionais da categoria. Representei a minha classe com toda emoção.
7- Sobre a profissão... Na época em que começou a carreira, o homem que dançava era visto com bastante preconceito por parte da sociedade. Como fazia para lhe dar com tanta ignorância ?
Não foi nada fácil. Sofri 2 tipos de preconceitos: o social e o sexual. Com o social fui convidado a sair do baile de um grande clube na época... fui acompanhar uma amiga nesse evento e, enquanto ela foi ao toalete eles pediram para que eu me retirasse...Daí pensei: " um dia vou mostrar pra essa gente que sou um profissional digno de respeito ".
Anos depois... o mesmo clube me convidou para me ir lá, onde no final agradeci e anunciei a situação vivida anteriormente com bastante postura. Literalmente dei a volta por cima ! Mostrei que você pode ter dignidade sendo um dançarino. Já sexualmente fui taxado de homossexual, só que nunca dei bola por que sempre fui muito bem casado ( com a minha esposa atual, estou há 36 anos ). Tem que ter personalidade.
8- Divulga pra gente o seu canal novinho no You Tube.
A história do canal começou assim, os amigos diziam que eu tinha que entrar pra política, que eu tinha que ter isso, que eu tinha que fazer aquilo... e a única coisa que se encaixava com o meu perfil era a seguinte:criar um espaço no You Tube. Como eu já tenho um programa na rádio MPB FM e participo do quadro Samba Social Clube, decidi ter também um canal onde eu pudesse reunir coisas que fiz, faço e tenho vontade de fazer. É um espaço onde as pessoas poderão conferir entrevistas dinâmicas "tipo a de um cardiologista amigo meu, falando sobre os benefícios que a dança traz", bate papo que eu tirei lá do Camarote do Samba com Jorge Aragão, Mariene de Castro... dicas de samba e coisas lá do fundo do baú, se inscrevam que tá muito legal! Detalhe, se inscrevam no meu canal, e não nos canais que tem vídeos meus espalhados pela net. Qualquer dúvida é só acessar as minhas redes sociais que tem lá o link pra clicar e entrar.