31 de janeiro de 2025

Dia Nacional da Bossa Nova - Praia de Ipanema

 

Fotos: Saulo Baruc


A Bossa Nova foi tombada como patrimônio cultural carioca e teve como data oficial o dia 25 de janeiro, aniversário de um dos seus precursores, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, o eterno "Tom Jobim". Para celebrar essa cultura que começou com ele e outros amigos que se reuniam para fazer canções, aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, na Praia de Ipanema, o evento "Rio Bossa Nossa", que foi simplesmente um sucesso !


Foto: Saulo Baruc



Foto: Saulo Baruc


Apresentado no palco pela eterna Garota de Ipanema, Helô Pinheiro, que conduziu com simpatia, talento e beleza, foram 3 dias de esporte ao ar livre, aulas funcionais, exposição com fotos e é claro, shows com ícones que interpretaram músicas compostas por  Tom e seus parceiros artísticos. Eu marquei presença no último dia do evento, e tive a felicidade de começar a ouvir Bossa Nova ao som do "DJ Marcelinho da Lua", pra quem não o conhece, ele compõe a nova geração de propagadores do ritmo no Brasil e no mundo, ele mistura os clássicos já consagrados com a batida do eletrônico, unindo tradição e modernidade de forma inconfundível ... 


DJ Marcelinho da Lua


Já a "Orquestra Jovem Botânica" arrancou o sorriso da galera que estava na areia ... Eles tocaram não apenas Bossa Nova como também o coração da gente do início ao fim, e pra ficar melhor, quando a cantora "Yumi Park" entrou no palco a junção ficou perfeita ... uma bela voz e um carisma que valeu demais a pena apreciar.

Orquestra Botanica



Yumi Park com a Orquestra


Depois foi a vez dos nomes mais esperados da noite dividirem o palco: Daniel Jobim (pianista, cantor e neto de Tom Jobim), o cantor Seu Jorge (com sua voz única) e Maria Luiza Jobim (cantora e filha do Tom ). Todos levaram o público ao céu em plena praia de Ipanema ... Um clima feliz, leve, cultural e que marcou ali a Bossa para as antigas e novas gerações .


Daniel Jobim


Seu Jorge


Maria Luiza Jobim


Aconteceu : Seu Jorge canta "Garota de Ipanema" com Daniel no piano e homenageiam a musa inspiradora da canção de Tom Jobim e Vinícius de Morais, Helô Pinheiro .

Foto: Saulo Baruc



Foto: Saulo Baruc


Foto: Saulo Baruc



Foto: Saulo Baruc



Foto: Saulo Baruc


Memória: Arquivo Helô Pinheiro



Daniel Jobim canta e toca as músicas "Águas de Março", "Lígia", "Desafinado" e outras...

Foto: Saulo Baruc


Maria Luiza Jobim canta a música "Bonita Demais" e uma canção que seu pai compôs para ela: :"Samba para Maria Luiza".

Foto: Saulo Baruc



 Seu Jorge e Daniel Jobim cantam juntos vários clássicos da Bossa Nova: "Samba do Avião", "Wave", "Chega de Saudade", "Luiza" e outros ... No fim se despedem com músicos de primeira.


Foto: Saulo Baruc



Foto: Saulo Baruc


Também no final , Helô Pinheiro apresenta no palco a sua bela família: as filhas Ticiane Pinheiro, Georgiane Pinheiro, Kiki Pinheiro, o filho Fernandinho Pinheiro e o marido dela; Fernando Pinheiro. As netas Bruna Pinheiro e Manuella Tralli também foram ao palco.


Foto: Saulo Baruc



Foto: Saulo Baruc








Viva a Bossa Nova !!!

Próxima Postagem
15/02/2024


16 comentários:

  1. Coisa mais linda mais cheia de graça da nossa cultura. Tenho orgulho de ser carioca e ouvir meus pais botando Bossa Nova. Parabéns pela matéria ! 💕💕💕💗

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Saulo, tenho saudades dos shows de Bossa Nova que assistíamos lá na Toca do Vinícius com Menescal, Cris Delano, Julie Mariano e a turma consagrada da música. Ontem mesmo Letícia e Pedro lembraram de vc. Nunca mais ninguém viu e nem cruzou contigo dps da pandemia, vê se aparece lá, estamos tds com saudades. Um bj na sua mãe que é gente boníssima. Estivemos no evento um dia antes de vc. Que pena não nos encontrarmos, faltou combinar. Realmente a Bossa Nova merece! Saudade meu irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Marcello, que bom te ver por aqui... Quase que a gente se encontra na praia hein! Manda um abç pra Letícia e pro Pedro, tem tempo que a galera não se reúne em em meio a correria. Bora marcar com todo mundo dps. Levarei o seu carinho à minha mãe, obrigado irmão !

      Excluir
  3. Que legal poder conhecer um pouquinho mais da cultura carioca que se espalhou pelo Brasil e pelo mundo. Admiro a riqueza natural e cultural que vcs possuem aí e amei ler a matéria. Não sabia que os netos do Tom seguem a carreira. Helô Pinheiro linda, chique e cheia de graça. Quando puder venha para Minas comer pão de queijo que eu sei que vc adora kkk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila! Realmente assim como a cultura mineira o Rio tem tesouros muito preciosos tmb, como a Bossa Nova que naseu na zona sul carioca. Aguarde que estarei aí em Minas sim, pra comer pão de queijo e dar um forte abç em vc e toda essa galera linda que eu amo !

      Excluir
  4. Viva a Bossa Nova, tudo lindo, gostei !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivaaaaaa !

      A nossa Bossa cresceee ...
      A nossa Bossa venceee ....
      A nossa Bossa vale, estamos aí!
      (música).

      Excluir
  5. Que maravilha!
    Nem acredito que perdi essa preciosidade aqui, na minha cidade
    Obrigada pela sua partilha

    ResponderExcluir
  6. Fui no primeiro dia com Menescal e Cris Delano. Alto nível de talento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino Gabriel porque o Mescal e a Cris são D + . Infelizmente no primeiro dia não dava pra mim ir, mas pelo visto valeu a pena !

      Excluir
  7. Bárbara Nogueira Fernandes1 de fevereiro de 2025 às 14:07

    Eu queria ter ido mas fiq3

    ResponderExcluir
  8. Bárbara Nogueira Fernandes1 de fevereiro de 2025 às 14:10

    Eu queria ter ido mas fiquei com medo da chuva forte de verão, acabou que chovia em outros lados e não choveu em Ipanema kkkkk! Perdi 😞

    ResponderExcluir
  9. Mesmo com chances de tempestade em pontos isolados a chuva passou longe de Ipanema: Valeu São Pedro !!!
    Sinto lhe dizer mas ... realmente vc perdeu um super evento. Bj Bárbara!

    ResponderExcluir