Fala pessoal ! Olha eu aqui pra trazer mais uma entrevista da atualidade a vocês ... Bom, se existem coisas fundamentais na vida de qualquer ser humano, com certeza uma delas é o autoconhecimento. Através do autoconhecimento, nós podemos mergulhar fundo em nossa identidade e saber de forma clara como agir em determinadas situações e circunstâncias que a vida nos apresenta. Com a flexibilização social e a transição pandêmica que atravessamos, a população desenvolveu dentro de si sentimentos bem difíceis de lidar no dia a dia. Sendo assim, para me ajudar a levar o assunto aos leitores, convidei o psicólogo Felipe Octaviano para um bate papo on- line ...
Formado em psicologia clínica pela PUC/RJ, Felipe atua na área há 10 anos. Comprometido com o conceito, bem estar, além de psicólogo é também instrutor de "mindfulness", uma prática de meditação tradicionalíssima que ajuda muitas pessoas a encontrar equilíbrio e qualidade de vida. A hora é agora , pode chegar para gente conversar ...
Bem vindo, Felipeee !!!
1- Felipe, a gente sabe que há males que acabam vindo para o nosso bem, sendo assim, o que o novo normal tem mostrado à quem sempre ignorava procurar um psicólogo para se conhecer melhor ?
Oi Saulo, primeiramente é um prazer estar aqui no blog ! Então , o novo normal vem revelando muita coisa a nossa sociedade, inclusive que nem tudo está "tão" no controle quanto nós achavamos que estivesse... O período atual "desmascarou" o senso de posse que o ser humano tem em relação aos aspectos materiais, profissionais e em vários outros pontos da vida... As pessoas estão tendo a oportunidade de ver que a "estabilidade" não é 100% concreta e que muitas questões era o próprio ser humano que fantasiava em sua mente.
Isso tem um lado positivo, pois nos convida a olhar o cotidiano com uma perspectiva menos materialista e mais humana ; dentro da insegurança do tempo que nos cerca... a psicoterapia ajuda a lidar com os altos e baixos da vida, e quem ignorava isso pôde perceber com mais clareza e tomar uma decisão .
2- Você acha que os consultórios ficaram mais cheios desde o lookdown até aqui ?
Acho sim, por causa dessa rasteira que ninguém esperava, as pessoas começaram a questionar mais e a perguntar: (e agora?), (o que fazer?), (como assim?) ... a psicoterapia se destacou como uma aliada para ajudar nessas questões .
3- Você é um profissional da mente humana, qual a sua opinião sobre a Prefeitura liberar o "NÃO uso da máscara" em locais abertos na capital do RJ ? A população já está preparada para isso ??
Nesse ponto eu sou muito radical, Saulo. Pra mim foi uma atitude totalmente irresponsável por não levarem em consideração que a pandemia ainda não acabou. Mesmo com o número de mortes diminuindo, a liberação da Prefeitura retira a simbologia do uso da máscara, levando a assimilar que aquilo "não é mais normal" ...
Isso torna- se ainda pior somado ao, "negacionismo", de alguns que já não usavam proteção ao ar livre antes; abrindo brecha para que a situação fuja do controle a qualquer momento...
Lembro que o "negacionismo" não é um traço de personalidade. Ele é um fator que qualquer cidadão pode cair caso não fique atento consigo mesmo. O longo período pandêmico que atravessamos, induz as pessoas a usarem isso como uma "desculpa", podendo causar um reaumento no número de casos. Não concordo e não acho que a população esteja preparada.
4- Conheço uma pessoa que ficou desempregada em plena pandemia, mas segundo ela, não reconhece em si outros dons a não ser o que sempre fazia anteriormente. Como a psicologia pode ajudá-la nessa questão ?
A psicologia pode ajudar através da fala e através da linguagem, aonde ela tem 50 minutos e um "espelho" para olhar dentro de si e apurar a situação junto ao profissional ... o psicólogo conduz o cliente a mergulhar no seu mundo interno, permitindo que a pessoa descubra novos dons gradativamente...
Destaco que nós não podemos nos prender apenas ao autoconhecimento, pois muito mais do que ele, está o ato de construir e desconstruir nossas questões particulares . Dessa forma a pessoa pode acessar a descoberta de novas habilidades de um jeito muito melhor. Construir e desconstruir as nossas pendências internas faz toda diferença.
5- O novo normal vem desencadeando muita ansiedade na vida das pessoas, como reconhecer até que ponto isso é normal e até que ponto precisa- se de ajuda profissional ?
Ótima pergunta! Eu acredito que existem 2 pontos importantes a serem destacados: primeiro é quando a pessoa percebe que aquilo está interferindo nas atividades diárias e na maneira como desenvolve seus atos... eles deixam de ser naturais e espontâneos passando a ser desconfortáveis ... a segunda, é quando a pessoa se pega pensando demais no futuro (o que chamamos de "futurologia") isso não é bom, pois é usado como uma espécie de "fulga", além de não permitir que a pessoa aprenda com a experiência do presente...
Há também algumas características físicas como taquicardia, sudorese, respiração curta e etc. Tudo isso ou parte disso acontecendo de forma insistente, é sinal que devemos pedir ajuda profissional.
6- A gente pode tirar algum proveito positivo em cima da ansiedade que a gente sente?
Eu não diria tirar, mas sim, fazer algo de positivo em cima dela... o mais importante é reconhecer que ela está ali e não deixá- la avançar dentro da gente... permitir- se pensar e refletir para solucionar qualquer problema é a melhor coisa que podemos realizar. A ansiedade é um convite ao mundo interno, um convite a olhar para o nosso (eu).
7- Felipe, sua abordagem na profissão está ligada a psicologia clínica. Conta pra gente como ela se aplica nas suas consultas e também, da prática do "mindfulness", a qual você é instrutor. Explica um pouquinho pra gente.
Então, sou psicólogo clínico há 10 anos e medito com o mindfulness há 12 anos... Desde quando estudava psicologia na PUC, aprendi que dentro da teoria de Freud (pai da psicanálise) existem muitas vertentes, ou seja, há muitos caminhos dentro dela para se explorar... Procurei absorver o máximo de coisas possíveis para oferecer na minha relação com o cliente ... minha interação está em cima da "psicanálise", das "neurociências", da "filosofia contemporânea", da "filosofia zen" e da "fenomenologia", pois tudo acontece dentro do fenômeno gradativo do tempo ... assim é o meu desenvolvimento como psicólogo clínico .
O mindfulness não está oficialmente ligado a psicologia nem a nenhuma religião , mas pode ser um ótimo aliado na qualidade de vida de qualquer pessoa. Conheci a prática na adolescência (através de um tio meu) comecei a me aprofundar e hoje sou instrutor. Trata- se de um estado da mente que ocorre quando focamos nossa atenção plena no agora, sem se preocupar com as coisas futuras... gerando assim a oportunidade de escolher melhor o que fazer em cada situação atual ... o mindfulness trouxe grandes benefícios a minha vida até hoje... Comecei a observar as coisas melhor, fiquei menos ansioso, mais feliz e mais pleno. É ótimo !
8- Podemos dizer que as pessoas que podiam ficar mais tempo em casa, e que mesmo assim se aglomeravam em eventos clandestinos, não possuem um autoconhecimento de si próprias ? ...
Olha, eu não creio que seja falta de autoconhecimento por parte dessas pessoas (salvo algumas excessões). Acho que é simplesmente uma escolha que cada um faz dentro da sua própria liberdade. Estar presente num local aglomerado (por lazer), não deixa de ser uma opção pessoal . Na verdade cada caso é um caso, entende? Fico imaginando quais os motivos individuais que levam a pessoa a agir assim ... pode ser uma falta de credibilidade para com a ciência, ou por achar sensacionalismo, ou por achar que a fé supera tudo e assim vai... depende muito de cada pessoa. Interpreto dessa maneira.
9- Quais os primeiros passos para nos prepararmos rumo a reinserção na sociedade em 2022 ?
Boa questão... Olha, eu sugiro que as pessoas não se apeguem tanto as memórias e a forma com que enxergavam as situações no passado ... sugiro também, que o ser humano valorize mais a forma de prestar atenção nas coisas e em si próprio ...
Outro fator importante, é permitir-se aprender com um determinado senso crítico sobre as coisas ... Destaco também, o cuidado com as barreiras que colocamos dentro da gente, além da preservação da empatia, da compaixão e da solidariedade . Qualquer sentimento incômodo requer atenção para sanar da melhor forma possível . Essas são minhas dicas pro pessoal do blog !
Agradecimento: Felipe, estou muito contente em poder levar, através das suas palavras, mais conhecimento e mais consciência ao público da página . Que você continue esse profissional dedicado, levando conforto e profissionalismo a todos que te solicitam. Gratidão!
Contatos Profissionais
Final.
Próxima Postagem
28/11/2021
Felipe, vc foi muito sensato nos seus posicionamentos gostei muito de lhe conhecer e saber do mindfulness, parabéns!
ResponderExcluirParabéns pelo profissional selecionado, Saulo! Bom pra gente que te segue! Bjks no coração.
ResponderExcluirDr Felipe, meu xará, aprendi mt com as coisas que o senhor passou. Te achei bem zen, acertivo e firme. Parabéns! Parabéns pelas perguntas Saulão, td haver com o que estamos passando. Tinha que ser vc meu irmão do peito. TMJ!
ResponderExcluirQuerido Saulo, estou tão feliz em ver dois jovens bonitos dando um banho de exemplo e consciência. Sucesso pra vocês! Obrigada por tudo o que foi retratado, amo aprender. Autoconhecimento para todos nós. Amem. Sou a Maria de Lourdes do clube da leitura Rio.
ExcluirJuliana Almeida- ótima matéria, levando pra vida. Adorei o que ele e explicou: a ansiedade é um convite ao mundo interno . Pura verdade
ResponderExcluir@Carla Chaves - realmente a desobrigação da mascara em locais abertos é polémico para o padrão cultural que a gente vive. Não concordo também, exceto em caso de exercício físico pq a mascara sufoca muito.
ResponderExcluir@Karen Chaves - como eu preciso meditar e fazer terapia
ResponderExcluirBom dia Saulo! É muito relevante falar sobre psicologia e sobre mindufulness, o mindfulness é uma bênção e infelizmente tem gente que ainda não conhece, amei!
ResponderExcluirBom sábado pra vcs dois.
ResponderExcluirA Europa e a Ásia já são novamente o epicentro da Covid. Não é jogo politico pôs tenho familiares na Europa e eles contam que a coisa está seria por lá. Além da questão da máscara terá a questão dos eventos réveillon e carnaval, isso me preocupa pois não queria voltar do zero. Estou no meu limite com isso.
ResponderExcluirÓtima conversa, parabéns Sal! O autoconhecimento é importantissimo para tds nós, somos seres complexos, temos reações que até nós mesmos não entendamos. Grandes dicas e uma bom profissional para acompanhar qq caso.
ResponderExcluirUma situação complicada, porque as festas de fim de ano pode trazer risco e a economia precisa se reestabelecer. Como ficar no meio disso tudo? Nossa...
ResponderExcluirExcelentes perguntas e excelentes respostas que nos fazem como ele falou, nos voltar para dentro e refletir. Vou compartilhar esse conteúdo, Thiago
ResponderExcluirVou inindicá-lo pra uma pessoa. Parabéns!
ResponderExcluirMais uma live nota mil, vc é ótimo e lindo Saulo. Cada dia mais sua fã. Te amo!❤ Ana Clara CL Rio
ResponderExcluirAuto conhecimento é o desconhecido que tds nós temos. Qt mais cavucarmos melhor. O ponto de equilíbrio fica mais perto.
ResponderExcluir@Cláudia Luvisotto - foi muito construtivo tudo o que foi falado, deixa eu compartilhar agora. Bj para os dois.
ResponderExcluirDa hora essa conversa hein
ResponderExcluirCom dia, Saulo! A impressão que eu tive é que ele além de um grande psicólogo, apesar de jovem, é um grande ser humano. Passa pra gente uma paz. Foi ótimo! João Oliveira CL
ResponderExcluirAchei um absurdo a liberação de máscara mesmo em local aberto. Não tenho coragem de jeito nenhum.
ResponderExcluir@Rafa Rafinha- A psicologia sempre foi importante, pena que só agora o ser humano deu valor. Realmente tem males que vem pra bem.
ResponderExcluirTodo mundo deveria ler isso. Autoconhecimento jamais será demais. Bjks Saulo, Paty Oliveira
ResponderExcluirParabéns por tudo. Essa live ensinou muita coisa pra mim. Preciso demais.
ResponderExcluirPra mim foi ótimo, ando ansiosa demais com tudo isso. Obrigada Sal! Saudade de vc!
ResponderExcluirComentário acima da Thalita.
ResponderExcluir@Maria - oi Saulo, achei as perguntas bem fundamentadas e importantes pra fase que passamos. Que ela possa ajudar muita gente!
ResponderExcluirSabias e esclarecedoras palavras, muito legal o rapaz, bom profissional.
ResponderExcluirObrigada, Saulo, meu amigo, por nos proporcionar esta oportunidade de conhecer o Felipe e das suas orientações pautadas no discernimento.
ResponderExcluir