31 de dezembro de 2020

Cristina Paranhos - Registro da Live

 



Sim pessoal, chegou o momento de dizer adeus a esse ano que deixou todo mundo surpreendido e impactado dos pés a cabeça, 2020. Teve gente que mesmo com tudo o que estamos vivendo não permitiu- se aprender, já outros, deram a volta por cima e surpreenderam a si mesmos, enquanto alguns, ainda precisam muito de ajuda... pois grandes  problemas rondam o Brasil e o mundo inteiro.

Para nos ajudar um pouquinho nessa reflexão, convidei a psicóloga, Cristina Paranhos, formada pela Universidade Santa Úrsula no Rio de Janeiro e que já integrou o grupo "Humanidades 2020", iniciado pela também psicóloga Ana Luiza Novis, para dar apoio aos cidadãos na pandemia .


SEJA MUITO BEM VINDA !



 


1- 2020 foi um ano muito difícil em vários aspectos para todos nós : na saúde, no convívio domiciliar, na economia, na mídia... como podemos administrar essas questões para entrar 2021 com mais garra e ânimo ?


Oi Saulo! Então, precisamos primeiramente entender o que é a pandemia e perceber que ela está fazendo a gente explorar novos ângulos das nossas vidas... Nós já percorremos um bom pedaço desse longo caminho e agora, é possível enxergar uma luz lá no fim do túnel... 


No momento falta a gente acreditar e confiar em um mundo melhor, num mundo onde as nossas relações passarão a ser regadas por mais cuidados, deixando de lado qualquer tipo de egocentrismo e a falta de zelo coletivo .


2- Existe a necessidade da gente fazer um exame de consciência e perdoar o ano que está chegando ao fim ? 

Toda vez que a gente passa por um processo de amadurecimento, é muito intenso e muito doloroso, parece que nunca vai acabar ... mas acredito que mais do que perdoar 2020 devemos perdoar a nós mesmos. 

Devemos nos perdoar pela indiferença com a natureza, pela falta de valor para com a vida humana e por todas as vezes que a nossa ficha custou a cair em vários sentidos... 

Eu diria também, que mesmo com todo sofrimento devemos encerrar o ano agradecendo pela oportunidade de transformação... Particularmente enxergo a situação dessa forma.






3- Aconteceu em 2020 um enorme choque nas relações humanas dentro das casas, como se posicionar em prol de um convívio mais saudável ?

Antigamente nós parávamos pouco para buscar qualidade nas relações cotidianas, vivíamos cercados por compromissos e "fulgas diárias" ... com isso o ser humano acabava perdendo aprendizados importantíssimos, inclusive a convivência dentro do lar... Sempre que nos deparamos com algo que não está bom, só restam duas alternativas: resolver ou não resolver o problema... É precisco encarar (com verdade) a realidade e entender que temos sim, a capacidade de desenvolver relações mais verdadeiras em nossas casas. 




4- Sobre economia... Aos que ficaram desempregados nos tempos de pandemia , como essas pessoas podem se organizar para dar a volta por cima em 2021 ?

Acho que esse é um momento do ser humano despertar para criatividade e de se reinventar. Nem sempre quando perdemos o emprego significa que perdemos a capacidade total de desenvolver outras habilidades ... o universo possui grandiosas possibilidades e descobrir algo dentro delas pode ajudar bastante para um novo começo.



5- De que maneira podemos interpretar quem negligenciou ao longo do ano o uso da máscara e a restrição social ? 

Eu acho que existem pessoas com dificuldade para encarar a realidade, e nesse processo de evolução acabam se paralisando no "egocentrismo", um lado meio "infantil" e que as permitem agir dessa forma... Essas pessoas ainda precisam entender que as coisas não giram apenas em torno de si, mas em torno do coletivo... num todo.



6- Até que ponto nós, como parte de uma sociedade, podemos confiar na mudança de comportamento dessas pessoas que não agem com prudência ? 

Por conta da minha profissão eu acredito muito no ser humano e no processo diferenciado de cada um ... Penso no que ainda é necessário acontecer para que essa mudança se realize dentro de cada uma delas ...?

O que acontecerá ao longo desse processo eu não sei, mas que cada um irá aprender um pouquinho com tudo isso que estamos vivendo eu creio !




7- O número de agressão a mulher aumentou ainda mais nessa época, o que você tem a dizer para as cidadãs que ainda não tiveram a coragem ou a oportunidade de se posicionar contra o agressor ?

A agressão a mulher sempre existiu ao longo do tempo, infelizmente. A mulher recebeu de Deus o dom de  dar a luz... Eu acho que antes de tudo a própria mulher precisa entender o que ela tem de tão sagrado a ponto de não permitir nenhum tipo de violência contra ela (inclusive o abuso verbal e sexual). Nesse momento de maior intensidade, a convivência diária frente ao confinamento domiciliar faz transbordar todos os conflitos já existentes...

Quando a mulher reconhecer então, de fato, o valor sagrado que ela tem, esse sentimento de vergonha será substituído por coragem e indignação, fazendo com que passe a tomar uma atitude e buscar ajuda.

Cidadão negro morto nos EUA



8- Até que ponto a frase: "VIDAS NEGRAS IMPORTAM", pôde impactar e colaborar para a quebra do racismo ainda presente no Brasil e no mundo ? 

A pandemia também está levando à tona muitas questões de igualdade, e uma delas é a questão racial... Todas as coisas que mexem com algum tipo de estrutura e gera um sentimento de incomodo, já é um sinal a caminho de mudanças... Esses casos absurdos geram impactos que nos levam a um grito de igualdade imediatamente ! Pra ontem!


Mortos por Covid 19


9- Sobre mortes... Por 2020 ser um ano pandêmico, é correto afirmar que a perda de alguém querido deixou cicatrizes mais profundas do que em épocas anteriores ? 


Tudo o que foi experimentado esse ano terá um impacto maior dentro da crise que estamos atravessando... todas as perdas que vivemos ao longo da vida são muito fortes, de fato...

Mas acredito que sejam cicatrizes mais profundas sim, pois comparar esse momento tão singular a outros e não chegar a essa conclusão , pode parecer não respeitoso ao fato de estarmos todos imersos nessa passagem pandemica mundial. Sim, são cicatrizes mais profundas.



10- Em quais detalhes precisamos estar atentos para auxiliar no luto 2020 dessas pessoas que perderam parentes e amigos queridos ? 

Precisamos usar a nossa capacidade de criação para construir ritos próprios, ritos particulares de memórias terrenas e despedidas ...

Ajudar o próximo a sentir a presença de quem se foi com boas lembranças... uma foto marcante, aquela comida que a pessoa amava, o que ela gostava de assistir... é uma  forma de manter sempre viva aquela pessoa dentro da gente ...

Os bons momentos vividos ninguém jamais poderá arrancar de dentro da gente, isso ficará pra sempre dentro do nosso coração!


11- Você é a favor do público restringir as informações atuais sobre a Covid 19 , ou não ?

Então, o equilibrio pode ser encontrado na realidade individual de cada um. A informação é algo bem importante mas o excesso dela, pode estimular o medo na maneira mais agressiva da palavra...

É preciso entender a importância do medo no sentido protetor a vida humana, mas o excesso dele é paralisante e isso não é bom. 

Quando a pessoa percebe que aquela informação está chegando a um ponto ruim, deve estabelecer limites... Mas excluir completamente o acesso as informações também não acho muito bom e nem saudável. 


12- Na sua visão como psicóloga , quais palavras mais representam esse ano que chega ao fim ?

Pra mim, seriam as seguintes palavras: Transformação, criatividade, ressignificação, valorização da vida e igualdade . De todas elas pra mim, a TRANSFORMAÇÃO é a principal e a mais importante. 


13- De uma maneira geral, o que a população ganhou num 2020 com tantas perdas ? 

Então, o sofrimento gerou em nós coisas muito positivas como : transformações de laços sociais, relações de boas trocas familiares, novas formas de trabalho, novas formas de ensino, enfim, 2020 nos trouxe um bom entendimento sobre a finalidade da vida e a sua importância em vivê- la. Pra mim é isso !



Agradecimento: Cristina, foi uma honra encerrar o ano com as suas palavras e aprendendo com a sua humanidade ! Que o seu 2021 seja um ano de muita saúde, felicidade e realizações positivas, extensivo a toda sua família ; gratidão !!!

Contato Profissional: (21) 9.9961-5287

OBRIGADO A TODOS OS ENTREVISTADOS 2020 E A TODOS OS LEITORES QUE ME ACOMPANHARAM !!! UMA ABENÇOADA PASSAGEM DE ANO A TODOS !


FINAL.

Próxima Postagem
 18/01/2021
1/2021

31 comentários:

  1. Excelente registro essa conversa, a Cristina se mostrou super sensata e inteligete

    ResponderExcluir
  2. Um feliz ano novo pra Cristina, pra você e para todos !

    ResponderExcluir
  3. Que dupla linda, que dupla maravilhosa e construtiva! São de pessoas assim que o mundo precisa, parabéns e um bom 2021 para nós.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a conversa de vcs e adorei conhecer a dra. Cristina, venho agradecer aqui tds os esclarecimentos prestados, foi muito importante para mim. Patrícia Oliveira CL. Feliz ano novo !!!

    ResponderExcluir
  5. Ótima entrevista! Que 2021 possa ser um ano de renovo pra nós. João Oliveira CL

    ResponderExcluir
  6. A entrevista mais bem bolada de tds, bjssss Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  7. Essa psicóloga sabe se expressar muito bem. Sucesso em 2021!
    Saulo TMJ !

    ResponderExcluir
  8. Bom ano novo pra todo mundo com muita saúde pricipalmente!

    ResponderExcluir
  9. Saulinho, quero muito parabenizar o seu empenho e o seu trabalho ao longo desse ano. As entrevistas que vc postou foram sensacionais! A psicóloga Cristina Paranhos encerrou o ano com chave de ouro e conteúdo. Boas passagens e bjs!

    ResponderExcluir
  10. @Juliana Almeida - Muito legal esse papo, me ajudou em muitos sentidos. Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  11. Esta não foi, porque ainda não passou - E até onde se sabe, não será a última! - grande pandemia mundial. Temos registros de grandes mortandades no planeta... Muito infelizmente essas calamidades não surtiram ou se desdobraram como fator para uma TRANSFORMAÇÃO nos indivíduos ditos humanos civilizados... O mais humano como devir ainda é ideal. E, principalmente na atualidade do Estado brasileiro algo que - em absoluto! - não está na pauta do dia. Educar para humanizar ainda é proposta de uma minoria... E hoje intensamente combatida conquanto projeto societário. A transformação do indivíduo na perspectiva de parte de um todo coletivizado sequer está como hegemonia... E ainda muito distante de ser maioria planetária. Contudo, a responsabilidade ética não nos reserva o pseudo direito de continuarmos "naturalmente" individualistas. Esse projeto é falido! Mas ainda se impõem como sendo "a realidade"... Mesmo já identificado como egóico. Enfim, sempre elegante estarmos atentos que em quando transformação do coletivo "o todo é sempre maior que a soma das partes". Sigamos... Que nos venha,sim! Compreensivas perspectivas criativas individuais coletivizadas de ultrapassagem das nossas históricas e civilizadas barreiras egóicas... TRANSFORMAR AÇÕES EM LAÇOS DO NÓS CONOSCO: Bem vindo, 2021!

    ResponderExcluir
  12. Tudo que leva a acrescentar, a somar e a edificar é de extrema validade. Parabéns aos dois! E obrigada pelo aprendizado. Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  13. Também acredito que precisamos apostar na transformação,ainda que ela não seja,talvez, a maioria dentro de uma população total. Se deixarmos de enxergar por esse ângulo os mais conscientes e corretos podem perder a vontade de viver intensamente. Acreditar na transformação não é viver no país das maravilhas, acreditar na transformação é fazer como Jesus Cristo agiu. Fazendo a diferença independente dos demais. Feliz 2021!

    ResponderExcluir
  14. Também acredito que precisamos apostar na transformação,ainda que ela não seja,talvez, a maioria dentro de uma população total. Se deixarmos de enxergar por esse ângulo os mais conscientes e corretos podem perder a vontade de viver intensamente. Acreditar na transformação não é viver no país das maravilhas, acreditar na transformação é fazer como Jesus Cristo agiu. Fazendo a diferença independente dos demais. Feliz 2021!

    ResponderExcluir
  15. Conversa boa pra ninguém botar defeito e começar 2021 com equilíbrio total. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Uma profissional positiva e que entende como ninguém de família, por isso gostei da resposta dela na pergunta do convívio domiciliar, ou resolve ou não resolve, não há pra onde fugir kkkkk ! Feliz 2021 !

    ResponderExcluir
  17. Muito legal, mas acredito que a transformação da população ainda está longe do ideal, visto as cenas de aglomeração no dia 31 de dezembro em Cabo Frio-RJ , em Búzios - RJ e em vários outros lugares do Brasil e do mundo. O egocentrismo ainda precisa ser muito trabalhado na humanidade. Thiago Oliveira

    ResponderExcluir
  18. @Maria - Que chegue com tudo esse ano de 2021 com uma vacina eficaz a população.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Sal! Tudo que eu mais quero nesse momento é que esse ano seja um ano de mudanças em tds as áreas afetadas, mesmo sabendo que ainda não enxergamos pessoas conscientes no Brasil e fora do Brasil... Que de pouquinho em pouquinho tudo se reestabeleça em 2021, claro, dentro do possível... bjsss 2021 com saudade ! Ana Clara do clube da leitura😘❤

    ResponderExcluir
  20. Feliz ano novo Saulo e dra.Cristina! Realmente aprendi muito em 2020, minha intenção é apurar por tudo o que passei para fazer melhor nesse novo ano. Muitos casos de covid na família, perda do trabalho, novas possibilidades , enfim... Todos os tombos tentarei levar como lição para ficar mais forte. Acho que isso ela se referiu para tomarmos como transformação. Bjnhsssss feliz 2021!

    ResponderExcluir
  21. Que a gente possa voltar a ser feliz mas de uma forma consciente. Só depende de cada um... Um bom começo para todos nós! Maria de Lourdes do Clube da leitura .

    ResponderExcluir
  22. A Cristina trouxe pra gente um olhar bem positivo para o ano que se inicia, e isso é muito bom. Acho que a gente tem sempre que agradecer pelos aprendizados por mais duros que eles sejam. MAS NÃO CONCORDO QUE A HUMANIDADE TODA PASSARÁ A ENXERGAR A VIDA COM MAIS AMOR AO PRÓXIMO E ZELO COLETIVO, A VACINA JÁ ESTÁ CHEGANDO E ATÉ AGORA EXISTEM PESSOAS AGLOMERANDO E NÃO FAZENDO A MENOR QUESTÃO PELA VIDA DO PRÓXIMO. É BEM O QUE ELA FALOU NA RESPOSTA 5, "PESSOAS COM DIFICULDADE PARA ENCARAR A REALIDADE E QUE PASSAM A SE COMPORTAR COMO CRIANÇAS, COM BIRRA. A HUMANIDADE GERAL AINDA PRECISA TOMAR MUITA PORRADA PARA APRENDER". SORTE PRA GENTE- OS RECLUSOS EM 2021! Bjsss.

    ResponderExcluir
  23. @Cláudia Luvisotto- quase 20.000 mortes e tem gente vivendo como se a pandemia não existisse. Mas também tem muita gente sendo TRANSFORMADA, só que infelizmente os errados roubam mais nossa atenção pela irresponsabilidade. Um 2021 de muita consciência a tds.

    ResponderExcluir
  24. Bárbara Nogueira Fernandes5 de janeiro de 2021 às 19:05

    Parabéns, ficou ótima a conversa!
    Um feliz 2021!

    ResponderExcluir
  25. Feliz ano novo pra vc Saulo, pra Drª. Cristina e pra td mundo ! Que cada um colha os frutos de acordo com o que plantou em 2020. Sempre tem os que tiram a sorte mas a vida uma hora é sempre mais sábia.

    ResponderExcluir
  26. @Rafa Rafinha - meu amigo, independente do que ainda estar por vir lhe desejo muita coisa boa em seu 2021, muito boa essa live que vc fez com ela, parece ser uma grande profissional !

    ResponderExcluir
  27. Ainda tem muito que aprender, pois o processo ainda nem começou para algumas pessoas...
    realmente estacionaram com o choque de realidade e não querem se conscientizar. Dia 28/12 de 2020 recebi 3 convites para viajar num grupão que pelas fotos do Facebook nem usam máscara no dia- a- dia . Amigos meus que nao tão nem aí. Infelizmente.

    ResponderExcluir