14 de dezembro de 2016

Helena Famadas - Entrevista Carioca




Certa vez eu estava na bilheteria de um centro cultural esperando minha hora para adquirir ingressos para um show. Enquanto aguardava o atendimento numa fila que não parava de aumentar, acabei conhecendo uma personalidade pioneira na história do nosso transporte nacional. Ela, juntamente com sua colega, foram as primeiras mulheres no Brasil a passar num concurso público e exercer o cargo de piloto do Metrô. Exatamente isso, uma das pioneiras no país a trabalhar dirigindo um veículo onde até então, era dominado apenas por homens.

Essa pessoa é uma carioca pra frente e determinada que eu tive o prazer de conhecer ... nossa série de entrevistas segue com Helena Famadas, carioca anônima e que, com muita história pra contar, também fala sobre o Rio de hoje. Confira !

 Antigo uniforme do Metrô

1- Você e sua amiga foram as primeiras no Rio e no Brasil. O que te levou a seguir essa carreira, Helena ?

Coisa de Deus. Antes deu entrar para o Metrô eu trabalhava no Centro da cidade como secretária de advocacia. Lá, tomei conhecimento do edital para piloto e decidi me inscrever... O processo de seleção incluía prova escrita, psicológica, psicológica em grupo e médica. Entre todos os inscritos havia cerca de 30 mulheres, mas fui a única que sobrou. Já uma colega minha entrou um pouquinho depois de mim, na segunda leva. Juntas somos as pioneira não só no Rio mas no Brasil. 
Ingressei como piloto em 1986, para inaugurar a linha 2 do Metrô que fazia o trajeto Estácio/Inhaúma. Foi lá que eu comecei toda a minha história.


2- Você sofreu muito preconceito por ser minoria em meio a tantos homens? Alguma vez pensou em desistir por conta da pressão da sociedade ?

Sofri preconceito sim e foi mais por parte dos usuários, principalmente mulheres e idosos. Eles não queriam viajar comigo de jeito nenhum. Até que um dia, o Metrô no Maracanã deu problema e eu tive que ir lá socorrê- los... foi quando essas mesmas pessoas tomaram conhecimento da minha competência como profissional; a partir dali ganhei a confiança deles... Nunca pensei em desistir pois sempre tive carinho e convicção no que sabia fazer.


Helena em seu primeiro carro

3- Como era trabalhar no Metrô antigamente? Você viveu alguma situação atípica ao longo da carreira ?

Ah, era maravilhoso! A equipe formava uma família ... foi lá que eu conquistei tudo o que tenho hoje, graças a Deus ! A partir de 1998 houve a privatização do serviço e muita coisa mudou. Vejo que na minha época eramos felizes e nem sabíamos o quanto.

Uma situação atípica que vivi ao longo da carreira, foi que o governador da época, Marcelo Alencar, solicitou que eu fosse estrear o trecho Irajá/ Inhaúma. De repente, ao apertar o botão de sonorização, ainda dentro do veículo, ouço aquela frase: "Uma salva de palmas para piloto Helena Famadas !". Nossa, fiquei toda envergonhada e emocionada ao mesmo tempo, rsssss.

Outra situação que aconteceu, mas essa triste, foi que um rapaz jogou- se nos trilhos do Metrô para morrer na minha frente. Só que graças a Deus acionei o freio de emergência a tempo e o veículo parou antes. Isso aconteceu apenas uma vez. Uma horrível situação que nunca vou me esquecer.

Em uma de suas conduções


4- Sobre o Rio de Janeiro... Você tem orgulho de ser carioca ? O que mais curte na sua cidade ?

Sim, tenho muito orgulho de ser carioca !!! Eu amo o nosso sol, as nossas praias, as opções que a cidade nos oferece e principalmente o calor humano que o povo carioca transmite. Amo de verdade !


5- De lá pra cá, O Metrô expandiu- se por vários pontos do Rio de Janeiro. O que acha que isso tem representado para nossa cidade?

Achei simplesmente sensacional! Melhorou e muito a vida da população, principalmente a vida do trabalhador que pelo Metrô pôde chegar mais rápido ao serviço. Eu aprovo.


6- O que diz a respeito da  violência atual na cidade ? Algo mais te incomoda ? 

Sinceramente, chegamos ao limite da violência aqui no Rio. Está insuportável. A corrupção é outra coisa que me incomoda profundamente, mas tenho esperança remota para com as próximas gerações. Não podemos perder a esperança.


7- Sobre você... O que a Helena Famadas ama fazer no dia a dia ?

Ah, eu amo estar com a minha filha e com a minha neta, com os amigos, sair pra dançar, assistir shows, ir ao cinema, em especial as segundas rssss, pegar cruzeiros (já fiz 4 cruzeiros!). Sinceramente, me sinto uma mulher realizada !!! A única coisa que pesa é o fato de ter perdido o meu filho quando ele era ainda bem jovem. Mas eu sei que a gente vai se encontrar um dia ...

Final: Helena, estou muito feliz de poder dividir com os leitores um pouquinho da sua carioquice e também da sua história. Você é um exemplo de vida para todos nós. Continue dessa forma, sempre avante !!!


Saulo Baruc e Helena Famadas





Semtembro - Cissa Guimarães


Outubro - Cacá Mourthé


Novembro - Carlinhos de Jesus


Dezembro - Helena Famadas



 Próxima e Última Entrevistada

A atriz Rosane Gofman




  

2 comentários:

  1. Um verdadeiro exemplo de mulher. Incrível história. Parabéns pela escolha Saulinho. Ana Clara do clube.

    ResponderExcluir
  2. As novinha de hoje precisam ser mais Helena. Gostei, beijos.

    ResponderExcluir