3 de outubro de 2016

Cacá Mourthé - Entrevista Carioca



Autêntica, divertida, espontânea... uma caixinha de surpresas !!! Impossível olhar para ela e não se render a tamanho carisma e estupenda competência. Claro, O talento está no sangue e veio como herança à essa carioca que faz toda diferença no cenário teatral! Nem melhor nem pior, apenas diferente.

Nossa temporada de entrevista prossegue com uma diretora, atriz e autora que dá continuidade ao legado de sua tia imortal, a também escritora Maria Clara Machado/ fundadora do Teatro  O Tablado, no Rio.

Que abram- se as cortinas, acendam- se as luzes... o mês de outubro é todo dela... uma salva de palmas para: CACÁ MOURTHÉ !!!

                     
1- Cacá, você é escritora, atriz, diretora... que conselho daria para alguém que quer adquirir o hábito da leitura, mas ainda não possui ?

Quando eu era pequena também não tinha o hábito de ler e um dia Maria Clara Machado, que morava na mesma casa comigo, me disse: Cacá, você tem que ler jornal todos os dias em voz alta.  Foi o que eu fiz e aprendi a ler. Os livros são grandes amigos.



2- O que Maria Clara Machado representa para você até hoje ?

Minha relação com Maria Clara foi familiar e profissional, ela era irmã da minha mãe. Fora isso, ganhei o mesmo nome que o dela. Somos 18 primos e eu fui a única que fui para o teatro. Sempre tivemos uma empatia muito grande, uma sintonia perfeita. Sinto que ter nascido na família Machado e ter convivido com Clara e o Aníbal Machado, que também era escritor, foi um enorme presente.


Maria Clara Machado e Cacá Mourthé

3- Qual característica ( s ) Você tem em comum com ela ?
Ah, acho que é o meu jeito moleque, chapliniano e engraçado, rssssss.


4- Sobre o Rio... Vivendo e trabalhando no Rio de Janeiro, qual ponto turístico da cidade recomenda para alguém visitar ?

Eu amo o Jardim Botânico de manhã cedinho ou à tardinha. Tem um passeio pela Mata Atlântica dentro do Jardim Botânico que é super bonito! Quem não foi vale a pena !

5- E o que não gosta no dia a dia do Rio ?

Hum... com certeza não gosto de sentir medo quando ando pelas ruas do Rio. Certeza absoluta ! O lance da violência está muito complicado, aqui e fora daqui.... 


6- Sobre trabalho... Compartilha com a gente quais os projetos e planos que está por vir, Cacá ?

Já veio ! Para 2016 montamos nO Tablado pela primeira vez uma peça infantil que não foi escrita pela Maria Clara, chamada TÃO TÃO. Quem escreveu foi o Pedro Kosovski, meu filho, que recentemente ganhou o prêmio Botequim, como autor da peça Caranguejo Over Drive. A peça é baseada no mito do Narciso e eu tenho certeza que está sendo um momento importante para O Tablado. Muito legal !


Final: Uma verdadeira aula conversar contigo, Cacá. Foi ótimo mostrar pra galera, que o Rio tem uma carioca que transpira talento em abundância. Receba com carinho o meu grande muito obrigado !!!

Saulo Baruc e Cacá Mourthé







Entrevistado de novembro
Carlinhos de Jesus

(dançarino - coreógrafo) 
(diretor artístico)



Setembro - Cissa Guimarães